Brasil e Argentina se enfrentam na final da Copa do Mundo de Futsal pela primeira vez!
- Portal Foco
- 6 de out. de 2024
- 4 min de leitura
A seleção brasileira e a equipe albiceleste já se enfrentaram em finais de diversas competições, mas esta é a primeira vez que duelam pela decisão do Mundial de Futsal.
Rivais históricos no esporte, Brasil e Argentina se enfrentam pela primeira vez na final da Copa do Mundo de Futsal. Neste domingo (6), as equipes se encontram na Humo Arena, no Uzbequistão, para decidir quem será a campeã do torneio. A seleção brasileira, detentora do maior número de troféus na competição (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012), também tem a vantagem nos confrontos diretos contra a campeã mundial de 2016. Até agora, as seleções se enfrentaram 50 vezes, com o Brasil saindo vitorioso em 36 oportunidades. Confira as principais conquistas da seleção brasileira de futsal sobre sua rival sul-americana.
Copa América
O confronto entre Brasil e Argentina nunca ocorreu tantas vezes em uma decisão de campeonato quanto na Copa América. A seleção brasileira, maior campeã da competição com 11 títulos, enfrentou a equipe argentina em seis finais, saindo vitoriosa em cinco delas. Além das vitórias em 1997, 2000, 2011 e 2017, a canarinho conquistou a última edição da Copa América, em 2024, derrotando a Albiceleste.
Na 14ª edição da competição, realizada em Luque, no Paraguai, a equipe comandada por Marquinhos Xavier teve um aproveitamento de 100% durante o torneio, que ocorreu entre 2 e 10 de fevereiro de 2024. Após vencer a Bolívia (7 x 1), o Uruguai (4 x 1), o Peru (6 x 2) e a Argentina (4 x 1), a seleção ficou em 1º lugar no grupo. No confronto seguinte, enfrentou a Venezuela, garantindo a vaga na final com uma vitória de 3 x 0. Na decisão, o Brasil se mediu novamente contra a Argentina e triunfou por 2 x 0, com gols de Pito e Rafael Dos Santos, conquistando assim seu 11º título na competição.
Pito com o troféu da Copa América de Futsal 2024 — Foto: Divulgação/CBF
Jogos Pan-Americanos
A seleção brasileira de futsal é a única campeã da modalidade nos Jogos Pan-Americanos. Em 2003, a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) atendeu ao pedido do Comitê Organizador da Rio 2007 para incluir o futsal no cronograma, sendo essa a única vez que a modalidade fez parte do evento. Durante os Jogos, a seleção brasileira disputou cinco partidas, vencendo todas. Na fase de grupos, derrotou Guatemala (4 a 1), Cuba (8 a 0) e Paraguai (2 a 0). Classificada em primeiro no grupo A, o Brasil goleou a Costa Rica por 8 a 1 na semifinal.
Na final, a Albiceleste não conseguiu impor seu jogo. Falcão abriu o placar logo no primeiro minuto, e aos 11, ampliou para 2 a 0, deixando o primeiro tempo assim. Na segunda etapa, Vinícius marcou o terceiro gol, colocando o Brasil mais perto da medalha de ouro. A Argentina conseguiu diminuir, mas Marquinhos fez o quarto gol, garantindo a vitória dos donos da casa.
Brasil ouro futsal Jogos Pan-Americanos Rio 2007 — Foto: Harry How/Getty Images
Conmebol Sul-Americana
Na Conmebol Sul-Americana, as duas equipes já se enfrentaram em três finais e o Brasil levou a melhor em todas as oportunidades. Na primeira decisão, em 2016, a seleção brasileira levou o título depois de golear a adversária por 6 x 2. No ano seguinte, levantou a taça após vencer a partida de ida por 2 x 1 e a de volta por 4 x 1. Na última vez que em disputaram a decisão do campeonato, em 2023, a pentacampeã do mundo empatou o jogo de ida por 1 x 1 e venceu a partida da volta por 2x1.
Copa do Mundo de Futsal
Apesar de nunca terem se cruzado na final, o clássico Brasil x Argentina aconteceu em sete vezes e a pentacampeã do mundo levou a melhor seis oportunidades. A primeira vez em que as equipes se encontram foi em 1989, na primeira edição do mundial organizado pela FIFA. Na ocasião, a seleção brasileira venceu a Argentina por 6x3 na segunda fase da competição. Na edição seguinte, em 1992, a canarinho goleou os 'hermanos' por 5x1.
Leandro Lino Brasil x Argentina Mundial de Futsal — Foto: Alex Caparros/FIFA
Depois do mundial de Hong Kong (China), em 1992, as equipes só voltaram a se enfrentar em 2000, na Guatemala. Em partida válida pela segunda fase do torneio, o Brasil conquistou a terceira vitória sobre a Argentina, desta vez pelo placar de 4x1. Em 2004 os times se encontraram duas vezes. Na primeira ocasião, o Brasil levou a melhor, vencendo por 2x1. O segundo duelo se deu após a derrota da então tricampeã mundial para a Espanha na semifinal. Naquela edição a seleção brasileira disputou o terceiro lugar pela primeira vez na história e teve a Argentina como adversária. A canarinho não só venceu, como goleou os oponentes por 7x4.
Em 2012, ano em que a seleção brasileira conquistou seu último título, encontrou a Albiceleste nas quartas de final e venceu por 3x2. Em 2021, no entanto, a equipe comandada por Marquinhos Xavier amargou a primeira derrota para os 'hermanos'. Depois de vencer todos os jogos da primeira fase, derrotar o Japão nas oitavas de final por 4x2 e o Marrocos nas quartas de final por 1x0, o Brasil encarou a adversária sul-americana na semifinal e, pela primeira vez na história do mundial, saiu derrotado do confronto pelo placar de 2x1.
Agora, as equipes medem força neste domingo e decidem que ficará com o primeiro lugar no pódio.
Comments